06/12/2007

Jerry Seinfeld e Bee Movie

(foto: Chris Rock e Jerry Seinfeld)



Saiu na UOL uma entrevista com o humorista Jerry Seinfeld sobre sua idéia para o filme Bee Movie e seu envolvimento no processo de criação e filmagem.

Veja abaixo o artigo na íntegra:

Hollywood Watch: Jerry Seinfeld injeta subversão no desenho "Bee Movie"

por IAN SPELLING


Jerry Seinfeld não podia acreditar.

Há vários anos, o humorista telefonou para Steven Spielberg para lhe pedir para dirigir um comercial. Spielberg recusou, mas convidou Seinfeld para um jantar em Hamptons, a ostentosa península de Long Island onde ambos moram.

Seinfeld e sua mulher, Jessica, saborearam uma ótima refeição com Spielberg e sua mulher, Kate Capshaw, e conversaram até, para desalento de Seinfeld, o assunto acabar e simplesmente ficarem em silêncio.

Desesperado para preencher o vazio, Seinfeld comentou que, na noite anterior, tinha tido a idéia de um filme sobre abelhas que se chamaria "Bee Movie".

"Seria engraçado. 'Bee Movie'. Entende, filmes B. Um filme (movie) sobre abelhas (bees). E era tudo o que eu tinha", recorda Seinfeld.

A esperança dele era de que Spielberg tornasse "Bee Movie" seu próximo projeto. Mas o diretor sugeriu que Seinfeld o fizesse. Sem sequer deixar a mesa de jantar, ele telefonou para Jeffrey Katzenberg, seu sócio no estúdio Dreamworks e principal força por trás da Dreamworks Animation.

"Jeffrey ficou empolgado", diz Seinfeld. "Quando aqueles dois se empolgam é terrível. Não há nada que você possa fazer para acalmá-los."

Seinfeld conta essa história para a platéia após uma exibição privada de "Bee Movie - A História de uma Abelha" (com estréia marcada para esta sexta-feira no Brasil), que ele escreveu e co-produziu, realizada em um museu de Nova York. Quatro anos se passaram desde aquele jantar.

"Bee Movie" segue as aventuras de Barry B. Benson (voz de Seinfeld), uma abelha que aspira ser algo mais que um zangão comum, mas que passa sua vida produzindo mel na Honex, em New Hive City. Barry, para choque de seu melhor amigo (voz de Matthew Broderick), vai para Manhattan, onde se apaixona por uma florista (voz de Renée Zellweger), anda com um mosquito piadista (voz de Chris Rock) e cria confusão quando processa os humanos por explorarem as abelhas e roubarem seu mel.

Ao término da sessão, Seinfeld fala mais sobre "Bee Movie", a vida após "Seinfeld" (1989-1998) e seu desejo, bem... de não fazer nada.

"Katzenberg ficava me pressionando", diz Seinfeld. "Ele dizia: 'Aqui, tenho um papel para você nesse filme. Eu tenho um para você naquele filme'. E eu explicava para ele: 'Eu sou um humorista. Eu não sei fazer coisas de outras pessoas. Eu só sei fazer minhas próprias coisas'. Essa é uma espécie de maldição de ser humorista."

Então por que não tentar um papel não-cômico?

"Não é diferente", diz Seinfeld balançando a cabeça. "Quero dizer, há muitos atores ótimos, atores brilhantes. Mas quantos humoristas ótimos existem? Há, tipo, quatro."

"Então por que deixaria esse grupo para ingressar em um grupo de milhões de pessoas, milhões, que mal conseguem encontrar trabalho? Eles estão sentados em casa. Quantos ótimos atores você vê nos filmes e pensa: 'Por onde anda tal pessoa?'"

"Mas ser um sujeito engraçado, isso é um trabalho especial. Você precisa fazer seu trabalho. E é disso que o filme trata, de fazer seu trabalho. E meu trabalho é ser engraçado."

Seinfeld injetou alguns elementos subversivos em "Bee Movie", que é um filme para a família. Há uma conversa sobre personagens que são como abelhas e outros que são como vespas (waspish, irritadiças ou que são WASP), por exemplo. Ainda assim, Seinfeld insiste que não considerou uma situação delicada, tentar fazer um filme para crianças, que não sabem a diferença de vespa e WASP (a sigla para "white anglo-saxon person", protestante branco anglo-saxão), que também tenha apelo aos adultos.

"Isso não atrapalha nada", ele diz. "As crianças não notarão e talvez seus pais poderão rir com aquilo. Para mim, eu só penso no que é engraçado."

"Eu, na verdade, acho engraçado quando alguém cai", ele acrescenta. "Uma queda de bunda, para mim, é tão engraçada quanto uma piada tipo 'Eu espero que ela seja abelhuda'. Há diferentes tipos de humor, mas para mim se trata apenas do que considero engraçado."

Os estúdios freqüentemente recorrem a astros famosos para dublar seus filmes de animação. Mas parece que Seinfeld assumiu uma responsabilidade bem maior do que qualquer um de sua estatura em um desenho animado.

"Não apenas 'parece'", ele diz.

Segundo Seinfeld, ele teria recusado "Bee Movie" caso Katzenberg não o tivesse convidado para ter um envolvimento tão grande no processo. Certamente Katzenberg sabia disso.

"Só havia uma forma: eu disse que trabalharíamos juntos e esse seria o acordo", diz Seinfeld. "E Jeffrey foi 100% fiel a isso. Meus empresários o procuraram e disseram: 'Só tem uma coisa que você não pode fazer. Você não pode dizer ao Jerry o que é engraçado'. E ele nunca o fez. Mas sabe de uma coisa, ele sabe que não precisa."

E como foi exatamente o envolvimento de Seinfeld?

"Eu me envolvi em cada aspecto. Cada elemento, eu via e dizia: 'Não, esse não, prefiro aquele'. Eu me apaixonei pela coisa toda. Eu mergulhei na arquitetura dos prédios e nas cores que deveríamos usar. Eu realmente me envolvi."

"Eles têm pessoas maravilhosas lá (na Dreamworks Animation), e eu ia de sala em sala e trabalhava nos elementos de cena, depois ia trabalhar em outra coisa. Eu sentava em uma sala e escutava as vozes dos atores. 'Que tal essa pessoa ou essa pessoa ou essa pessoa?' Eu me envolvi na coisa toda."

Agora o filme está completo. O filme é um sucesso, e Seinfeld gosta do que vê.

"É uma sensação boa", ele diz. "Sabe como é, eu aprendi que a parte mais difícil é a história em qualquer filme. Em uma série de televisão, a série é uma espécie de extensão de um esquete humorístico de palco - o esquete de palco precisa ser engraçado por dois ou três minutos, em uma série de televisão precisa ser engraçado por 11 minutos, mas um filme tem uma hora e meia."

"Logo, sustentar o humor por tanto tempo foi um desafio para mim. Mas no final conseguimos resolver."

Seinfeld não está comprometido com uma seqüência de "Bee Movie", algo provavelmente inevitável com o sucesso do primeiro filme. Ele nem mesmo sabe se a possibilidade o interessa.

"Eu não sei", diz o humorista. "Meio que depende de como as pessoas responderem a esse filme. Eu não ia querer fazer algo que não fosse tão bom. É o motivo para não voltar para uma série de televisão. Eu sei que a próxima série não seria tão boa quanto a primeira, e não quero que algo assim aconteça."

Em vez disso, Seinfeld prefere excursionar como humorista. É o que astro de 53 anos mais gosta, e tudo mais - incluindo sua recente participação especial na série "30 Rock" - simplesmente parece cair em seu colo.

Não que ele queira que tudo caia em seu colo.

"Para ser honesto, eu realmente quero apenas passar meu tempo com meus filhos enquanto são pequenos", diz Seinfeld, se referindo a Sascha, 6 anos, Julian, 4 anos, e Shepherd, 2 anos. "É o que realmente amo. Especialmente após essa aventura, que foi fantástica, em que sinto que tive uma experiência maravilhosa no show business, mas agora é hora de fazer outras coisas."

Tradução: George El Khouri Andolfato


Clique aqui para ver as fotos e aqui para ver um trailer do filme.

Bee Movie estréia aqui no Brasil amanhã, 07/12.

1 pessoas sentaram no meu sofá:

Anita disse...

Estreia hoje em Portugal... vou ver no fim de semana;)
Tenho a certeza que vou amar;))

Beijos grandes linda****

06/12/2007, 12:34
Related Posts with Thumbnails