17/03/2008

Loucos Por Lost



Não é à toa que Lost é considerada uma das melhores e mais viciantes séries de todos os tempos ao redor do mundo. Nesse sábado, a Sony transmitiu o reprise do Saturday Night Live em que o ator Matthew Fox, conhecido por nós Lostmaníacos como o Dr. Jack Shepphard, e um dos sketches mais engraçados, na minha opinião, foi o do elevador, em que o ator se depara com vários Lostmaníacos, cada um com sua teoria sobre a série! O que me fez rir foi a veracidade da cena, pois eu tenho certeza absoluta que isso deve se repetir várias vezes com todos eles que estão confinados naquela ilha! rs

Bom, mas nem só de teorias vivem os fãs de Lost. Alguns montam bandas, como por exemplo a Previously on Lost (foto), e suas músicas são sobre os episódios de Lost e já inventaram o "recap rock", uma retropesctiva, geralmente detalhada, do episódio.

A matéria abaixo saiu hoje na Folha de São Paulo e na Folha Online, no site da Uol. Leiam o texto na íntegra:

"Louco por Lost"

Sob o nome Previously on Lost, músicos põem na rede uma canção para cada episódio da série; banda "rival" celebra Os Outros

RAQUEL COZER
DA REPORTAGEM LOCAL


"Qualquer fã de "Lost" sabe a mensagem embutida nas expressões "Previously on "Lost'" e "Baaad Robot!". Elas determinam, respectivamente, o começo e o final de cada episódio (a sentença "anteriormente, em "Lost'" anuncia o resumo do capítulo prévio; Bad Robot é o nome da empresa de J.J. Abrams, que assina a produção).


Desde fevereiro, após a estréia nos EUA do quarto ano da saga dos sobreviventes do vôo 815 da Oceanic numa ilha do Pacífico, dois nova-iorquinos resolveram levar ao pé da letra a mais animadora das frases (a que prenuncia os capítulos) e fazer uma síntese de cada episódio -em forma de música.

Assim surgiu a banda Previously on Lost, que logo conquistou fãs da série e uma definição de gênero: "recap rock" (rock resumo). O termo, criado por um blogueiro, foi adotado pela dupla em sua página no MySpace (myspace.com/previouslyonlostmusic).


Não que "recap rock" guarde grande significado artístico. À Folha, por telefone, o criador da banda Jeff Curtin, 25, lista influências como Cole Porter, Flaming Lips e trilhas da Disney, mas admite não ter ambições maiores que contar a história de "Lost". "Nossa ênfase é nas letras", diz ele, envolvido também na criação do canal de TV on-line do conceituado site de música Pitchfork.

Munidos basicamente de teclados e computadores, Curtin e Adam Schatz, 20, estudante de música da Universidade de Nova York, demonstram devoção à série na mesma medida em que tiram sarro. "Ele está armado até os dentes, com um revólver e um eficaz spray para os cabelos", diz a letra de "The Ballad of Sayid Jarrah", em referência às madeixas alisadas que o iraquiano ostenta no episódio "The Economist" -o terceiro da temporada, que por aqui passa hoje, às 21h, no AXN.

"Espero não ser um estraga-prazeres, que conta para vocês no Brasil o que rolou antes de os episódios irem ao ar!", preocupa-se Curtin (a temporada está no sétimo capítulo nos EUA), antes de saber que muitos fãs baixam os episódios pela web assim que são exibidos por lá. "Isso é bom, né?", avalia.

O processo criativo começa às quintas, quando a dupla revê o episódio da semana ("A primeira vez é por diversão"). Daí eles pensam nas referências -a faixa do episódio sobre Sayid, por exemplo, é um "misto de trilha de filmes de agente secreto com um pouco de D'Angelo". Até o sábado, eles amadurecem as idéias, e, no domingo, gravam na casa de Curtin, para pôr a faixa no ar na seqüência.

Os Outros

A dupla não está sozinha na empreitada de transformar em acordes as peripécias dos remanescentes da ilha. Assim como na série o lugar já era habitado pelos misteriosos Os Outros antes da chegada de Jack e cia., o MySpace já acolhia as canções de uma certa The Others.

A página "rival" (myspace. com/theotherslostband) tem patamares de popularidade mais modestos -feita em abril de 2006, tinha até sábado 13 mil acessos; a do POL, no ar há pouco mais de um mês, beirava os 60 mil. Mas a temática e a simplicidade melódica despertam reações similares de amor e ódio: "[A faixa] "Head Held High" é impressionante! É uma bela besteira, e por besteira eu quero dizer incrível!", comenta um internauta no site.

"Não sei se o que fazem também é "recap rock'", diz Curtin, tomando para si a posse do termo, "mas eles pediram para ser nossos amigos no MySpace, e aceitamos", contemporiza. "Eles têm músicas boas."

Recentemente, Curtin participou de uma entrevista com Michael Emerson (o Ben, do seriado) à rádio americana NPR, a convite da produção. "Há profundidade nisso", disse um sem-graça Ben ao ouvir uma das faixas. O comentário, claro, foi postado no MySpace como credencial de "sucesso".

Aliás, foi um imbróglio (ainda não exibido por aqui) na série envolvendo Ben que deu a Curtin a pista do que é a ilha de "Lost". "É preciso resolver questões sentimentais para sair de lá. Aquilo ali é o triângulo das Bermudas do amor!"



Adorei! Ótima semana a todos!

1 pessoas sentaram no meu sofá:

Anita disse...

ahhhh...

amei o texto!!!

de facto, lost é uma série viciante ehehehe:)))

beijinhos e uma excelente semana***

17/03/2008, 11:15
Related Posts with Thumbnails