22/04/2010

Meu Amigo, Charlie Brown em cartaz em São Paulo

Charlie Brown (Leandro Luna) e Snoopy (Fred Silveira).

Está em cartaz no Teatro Frei Caneca, desde o dia 13 de março, o espetáculo musical 'Meu Amigo, Charlie Brown', que é a versão brasileira do musical da Broadway 'You're a Good Man, Charlie Brown', baseado na obra do grande cartunista Charles Schulz.

Na Broadway, esse musical tão elogiado recebeu vários Tony (que é o equivalente ao Oscar para o teatro musical), inclusive de melhores ator e atriz em musicais. Sua versão americana traz o ator Roger Bart (que para quem é fãs de séries pode se lembrar dele nas primeiras temporadas de Desperate Housewives como o farmacêutico com um je-ne-sais-quoi de Norman Bates, George Williams) como o cãozinho Snoopy, e a IMPAGÁVEL, maravilhosa, Kristen Chenoweth (que participou da já cancelada Pushing Daisies como a garçonete Olive e, mais recentemente, como April Rhodes em Glee), como a irmãzinha de Charlie Brown, Sally Brown.

Aqui no Brasil, a versão apresenta os mesmos seis personagens em cena: Snoopy (Fred Silveira), Charlie Brown (Leandro Luna), Sally Brown (Mariana Elizabestky), Lino (Thiago Machado), Lucy (Paula Capovilla), Schroeder (Felipe Caczan) e Beto Sargentelli (swing), além de uma orquestra ao vivo, regida pelo maestro Marconi Araújo.

Eu conversei com Felipe Caczan e olhem só o que ele me contou sobre o musical:

'Meu Amigo, Charlie Brown' é um musical baseado na obra de Charles Schulz. O que acontece nos 75 minutos de espetáculo?

A peça é basicamente um dia na vida de Charlie Brown e de seus amigos (Lucy, Schroeder, Lino, Sally e o cãozinho Snoopy). São coisas cotidianas da rotina de qualquer criança, como a escola, as brincadeiras, as ilusões e desilusões, etc. Porém, as situações são bem universais e acompanham o dinamismo das tirinhas que fizeram parte da infância de muitas pessoas. Durante o espetáculo, as pessoas vão curtir boas sketches, números musicais, piadas irresistíveis e vão se emocionar ao rever a turminha dos Peanuts.

O espetáculo está classificado como sendo para 'a família inteira'. Por que podemos dizer que tanto os adultos como as crianças se identificam tanto com esse espetáculo?

Snoopy sempre foi um personagem muito carismático e querido entre crianças e adultos. Estamos comemorando 60 anos desde a primeira tirinha de Schulz e o cãozinho ainda faz um sucesso tremendo entre as crianças de hoje. Além de toda essa simpatia e de muitos elementos que cativam as crianças, como cenário e figurino, os adultos têm um carinho especial pela lembrança que o espetáculo traz da infância. Sem contar que as temáticas de Schulz são completamente cabíveis ao universo adulto. Pais e filhos se divertem em proporções iguais, mesmo que em momentos diferentes.

Desde a estreia em 13/03, só tenho lido ótimas críticas sobre o musical. Em sua opinião, qual o motivo de tantos elogios?

Acredito que as críticas positivas têm duas explicações: primeiramente, o musical, que rendeu vários prêmios na Broadway, foi muito bem escrito e homenageou Charles Schulz de maneira merecida, o que nos deu um bom material para trabalhar. O segundo motivo vem da excelente produção de Ricco Antony e Leandro Luna, a ótima direção de Alonso Barros (direção geral e coreografias) e Marconi Araújo (direção musical) além de um elenco completamente comprometido com o trabalho, juntamente com a parte técnica e toda a equipe.

Também, em sua opinião, qual o momento mais marcante do espetáculo?

São dois também: o momento em que os personagens começam a ganhar vida, cores, etc. E, sem dúvida, o final, que nos emociona e nos faz refletir sobre coisas simples da vida. Mas os detalhes ficam para quem for assistir à peça.

O que vocês têm ouvido da plateia (adultos e crianças) quando são cumprimentados?

No final de cada apresentação, os personagens vão ao saguão para tirar fotos e cumprimentar quem foi ver a peça. As crianças sempre fazem comentários engraçados, geralmente questionando sobre situações da peça, como: Por que a Lucy é tão brava? ou Você vai quebrar o piano!, e os adultos geralmente fazem comentários emocionados sobre a peça, pois poucos sabem que vão acabar se emocionando e rindo tanto durante o espetáculo.

Vamos falar sobre o elenco. Como foram escolhidos os integrantes do elenco?

Nosso elenco é formado por Leandro Luna (Charlie Brown) e Mariana Elisabetsky (Sally e a vresionista do texto), que foram convidados para fazer a peça, Paula Capovilla (Lucy), Thiago Machado (Lino) e eu, Felipe Caczan (Schroeder), que participamos de audições, e Fred Silveira, que veio integrar nosso time mais tarde. Além disso, temos o Beto Sargentelli, que é o swing masculino. Sobre a escolha, foram por volta de dois mil currículos e dois ou três dias de teste. Além de canto, dança e interpretação, os produtores e diretores procuravam característica físicas e vocais bem específicas. Finalmente, chegaram ao elenco atual, do qual tenho o maior prazer em participar.

Todos já são experientes em teatro musical?

Nosso elenco vai de atores que já protagonizaram diversas versões brasileiras de sucessos da Broadway aos debutantes nesse tipo de produção. Porém, sem dúvida, todos são extremamente preparados para essa grande realidade que tem se tornado o mercado de Teatro Musical brasileiro.

Em um tópico mais abrangente, qual o motivo do teatro musical ter se tornado tão popular no Brasil?

É um gênero novo ainda. Creio que tem muito a conquistar. Porém, a qualidade com que esses musicais têm chegado ao Brasil, desde a época de Les Miserables, é cada vez maior e isso vai atraindo mais fãs desse tipo de arte. Estamos nos especializando e o reconhecimento do público é evidente.

Você, como ator e cantor, o que sugere para alguém que quer começar a trabalhar no meio?

Muito estudo, muita disciplina e profissionalismo. Quem tem a cabeça no lugar vai longe nessa e em qualquer área. E, como em qualquer profissão, se você ama o que faz, a chance de ser um profissional de destaque é infinitamente maior.

Vejam algumas fotos do espetáculo:



















Interessou? Então anotem aí:

Meu Amigo, Charlie Brown - Um Musical da Broadway
Sábados e Domingos às 16h
Teatro Frei Caneca, Shopping Frei Caneca - 6º andar, São Paulo
Ingressos: R$60,00, estudantes R$30,00 (quem levar uma lata de leite em pó, também paga meia)
Melhores informações: www.meuamigocharliebrown.com.br/
Todas as fotos deste post são de Caio Gallucci.

O musical fica em cartaz até 30 de maio. Fiquem ligados!



0 pessoas sentaram no meu sofá:

Related Posts with Thumbnails