21/09/2007

Hairspray

“Hairspray – Em Busca da Fama”
(Hairspray, EUA, 2007) – Dir.: Adam Shankman – Com: John Travolta, Nikki Blonski, Amanda Bynes, Zac Efron, Michelle Pfeiffer, Christopher Walken, James Marsden, Queen Latifah, Brittany Snow, Elijah Kelley, Allison Janney, Jerry Stiller.

Esqueça o seu preconceito contra musicais e vá sem medo ao cinema assistir “Hairspray”, um dos filmes mais divertidos e empolgantes dos últimos tempos, que consegue a rara proeza de ser melhor que a peça em que é baseada.

Antes de mais nada, um breve histórico: em 88, o diretor John Waters, conhecido nos EUA como rei do trash, tendo dirigido filmes de gosto duvidoso, lançou “Hairspray”, baseado na adolescência do próprio cineasta e de um amigo de infância, com a gordinha Ricki Lake como protagonista (ela depois virou uma famosa apresentadora de um talk show estilo Geraldo e Marcia Goldschmidt) e o tal amigo (que se tornou o travesti Divine, astro de todos os filmes de Waters) como a mãe da menina. O filme fez um relativo sucesso e virou cult nos EUA (aqui no Brasil passou em branco). Corta pro início dos anos 2000, quando o compositor Marc Shaiman e o escritor Thomas Meehan decidiram transformar o filme em um musical da Broadway. Sucesso absoluto, vários prêmios Tony (o Oscar do teatro americano) na bagagem, a peça está em cartaz até hoje e estréia em outubro nos palcos de Londres. Lógico que não demoraria muito pra surgir uma nova versão pros cinemas, dessa vez baseada no musical (ou seja, parecido com o que aconteceu com “The Producers”, o grande sucesso de Mel Brooks, também co-escrito pelo prolífico Meehan). Não deu outra: o novo filme vem fazendo grande sucesso nos cinemas americanos, sendo o musical de maior bilheteria no fim-de-semana de estréia de todos os tempos (pouco mais de US$ 25 milhões) e apenas o quarto musical da história a ultrapassar a marca de US$ 100 milhões de arrecadação.







“Hairspray” conta a história de Tracy Thurnblad (a estreante Nikki Blonski, fantástica), adolescente que vive na Baltimore dos anos 60 e, junto com a melhor amiga Penny (a gracinha Amanda Bynes), nunca perde o programa de TV de Corny Collins (James Marsden, o Ciclope de “X-Men”). Trata-se de um show de auditório em que adolescentes dançam e competem pela preferência do público - o principal deles é o galãzinho Link (Zac Efron, de “High School Musical”), por quem Tracy é apaixonada. Com essa premissa o filme faz uma critica criativa e bem-humorada ao preconceito contra pessoas diferentes, seja pelo físico (a gordinha Tracy tenta participar do programa mas é escurraçada pela produtora vivida por Michelle Pfeiffer) ou pela cor (uma vez por mês ocorre o “Negro Day”, em que os adolescentes brancos do programa são substituídos por negros e a apresentadora passa a ser a personagem de Queen Latifah).

O grande destaque do filme, além das coreografias e da energia contagiante, é mesmo John Travolta, que aparece como a enorme Edna, mãe de Tracy, que tem medo de sair de casa desde que engordou, mas acaba mudando de idéia quando precisa defender a filha. É a deixa pro ator relembrar a velha ginga que o transformou em astro, nos filmes “Grease” e “Os Embalos de Sábado À Noite”, com direito até a um hilário dueto com Christopher Walken, que faz o pai de Tracy. E ele interpreta Edna com tamanha leveza que a gente até esquece que se trata de um homem coberto de maquiagem interpretando uma mulher.

Enfim, como disse no primeiro parágrafo, “Hairspray” consegue o raro feito de ser superior à peça, já que se aproveita muito bem das locações e espaços abertos (obviamente limitados no palco) pra transformar os números musicais e coreografias em cenas empolgantes, além de um ter um elenco afiadíssimo e muito bem escolhido, mesclando astros consagrados com novatos promissores. NÃO DEIXE DE VER!!!

NOTA: 9,5

0 pessoas sentaram no meu sofá:

Related Posts with Thumbnails