12/09/2007

High School Musical 2

A maior febre adolescente dos EUA (e do Brasil também) se intensificou no final de agosto, quando o Disney Channel americano exibiu o filme "High School Musical 2". Pra quem esteve em outro planeta nos últimos 12 meses e não sabe do que se trata, o primeiro filme foi um inesperado sucesso, rendeu horrores, gerou inúmeros produtos (CDs, DVDs, shows e afins) e transformou o elenco em astros capazes de lotar estádios. Assim, nada mais natural que uma sequência logo aparecesse. Com o mesmo elenco do original, o segundo episódio superou as expectativas e bateu recordes de audiência, assim como o CD com a trilha sonora, lançado um pouco antes. Naturalmente, já se fala no terceiro filme e o jovem elenco anda fazendo charminho pra assinar contrato.

O CD

Seguindo praticamente a mesma fórmula do filme original, a trilha de "HSM2" é repleta de baladinhas pop grudentas cantadas pelo casal principal e números de grupo mais agitadinhos. Mas em geral as canções são melhores. O primeiro destaque é que finalmente o galãzinho Zac Efron solta a própria voz: como ele foi o último do elenco a ser definido e as músicas já estavam todas compostas em outro tom, a Disney achou mais fácil - ou mais barato - usar o recurso da dublagem em vez de mexer no tom das músicas (assim, ele foi dublado por Drew Selley, co-autor de algumas das músicas e substituito de Efron em alguns dos shows feitos pelo mundo, inclusive no Brasil). O moleque surpreende, com ótima voz, tanto que já fez sua estréia em musicais no cinema ("Hairspray") e está pra estrelar uma nova versão do clássico dos anos 80 "Footloose" (e com boatos de que interpretará o rei do rock Elvis Presley no cinema também).

É de Efron, aliás, a melhor música da trilha, "Bet On It", que não faria feio em um CD de Justin Timberlake. Assim como no original, temos aqui uma música que gira em torno de um esporte, a boa "I Don´t Dance" (antes era basquete, agora beisebol); a baladinha romântica com uma reprise mais agitada - "You Are the Music In Me" -; além de várias canções com o elenco todo - "What Time Is It", "All For One". Mas ao contrário de "HSM1", as melhores músicas são as da "vilã" Sharpay (Ashley Tisdale) - além da versão mais "rapidinha" de "You Are the Music In Me", ela também canta a divertida "Fabulous" e ainda uma faixa-bônus que foi cortada do filme (a cena certamente será incluída no DVD).

Curiosidade: a edição nacional do CD ainda traz mais duas faixas-bônus, com as duas baladinhas do casal central cantadas em português pelo global Thiago Fragoso e pelas cantoras Lissah Martins (ex-Rouge, em cartaz no papel principal do musical "Miss Saigon") e Itauana Ciribelli.

O FILME

O filme se passa um pouco depois do anterior, e começa com os alunos deixando a escola pras férias de verão. A ação se muda então pra um clube de férias, do qual os riquinhos Sharpay e Ryan são sócios, e onde Zac, Gabriella e praticamente todos os outros alunos vão trabalhar (como garçons, cozinheiros, instrutores, salva-vidas e afins). Sharpay faz de tudo pra conquistar Zac, ele se afasta dos amigos que o acham um traíra, Gabriella vai embora, acontece um show de talentos que serve de pretexto pra alguns dos números musicais, e no fim tudo termina bem. Ou seja, totalmente clichê e previsível. Mas diverte, e é isso que importa, pelo menos pro público-alvo do filme.

O romance do casal central é morno e meloso demais, mantendo-se basicamente na expectativa do primeiro beijo (que só acontece no final do filme). A melhor canção da trilha ("Bet On It"), que poderia ser o ponto alto do filme, é desperdiçada em uma cena constrangedora (pro público e pra Zac Efron) e pessimamente coreografada. E enquanto as briguinhas entre Troy (Efron) e Gabriella (Vanessa Hudgens) e entre Troy e seu melhor amigo Chad (Corbin Bleu) são extremanente bestas, sobra espaço pra Sharpay (Ashley Tisdale) e principalmente seu irmão Ryan (o ótimo Lucas Grabeel) brilharem e dominarem o filme. É ele, aliás, que protagoniza a melhor cena do filme, quando mostra aos outros que sabe jogar beisebol e tenta convencer Chad a dançar no show de talentos ("I Don´t Dance").

Resumindo: o filme é bobinho, mas funciona bem, desde que visto sem os preconceitos que circundam filmes de adolescentes e principalmente filmes musicais. E tem os méritos de levar ao público jovem alguns valores importantes, como amizade, lealdade, a importância do trabalho etc., e de reaproximar os adolescentes do teatro musical (vale lembrar que uma versão teatral do filme original já vem sendo montada em diversas escolas dos EUA).

Pra quem está ansioso pra assistir, "High School Musical 2" estréia no Disney Channel brasileiro em outubro.

"High School Musical 2"
(High School Musical 2, EUA, 2007) - Dir.: Kenny Ortega - Com Zac Efron, Vanessa Hudgens, Ashley Tisdale, Lucas Grabeel, Corbin Bleu.
NOTA: 8 (CD) - 7 (filme)

1 pessoas sentaram no meu sofá:

Anônimo disse...

gostei muito de sua entrevista sobre high school musical 2visite meu site WWW.GLAMOROSAS.BLOG.TERRA.COM.BR

28/09/2007, 20:55
Related Posts with Thumbnails